Leandro Maciel


Tive o prazer de bater um papo com este grande músico da cena brasileira, aproveitem os ensinamentos deste cara.

Grande abraço ao Leandro pela sua atenção!!!!

Jota Jota


Como a música aconteceu em sua vida, o que veio primeiro o baixo ou a bateria?

Eu sou de uma geração privilegiada final dos anos 60 e todo os anos 70 uma era musicalmente muito rica então o que se ouvia nas rádios é hoje a base pra musica moderna.
Na verdade o que veio primeiro foi o violão. Com 12 anos entrei pro conservatório, mas eu já tinha o costume de virar o violão e imitar o som da bateria nele. Depois entrei a fundo na batera. Daí seguiram-se anos de estudo firme e dedicados só a ela ,anos mais tarde é que eu ingressaria para o mundo dos graves

Nos primeiros anos de formação quais foram suas influências?
Por ser desta geração que comentei tive a sorte de ouvir de tudo então dividia minhas paixões entre BEATLES,Elis Regina,Led Zeppelin ,Earth Wind&fire ,Djavan,Queen,Chico Buarque,James Brown,como vê uma mistura mas realmente isso tudo fervilhava nesta década de 70


Sendo também baterista você tem o lado ritmo muito aflorado rsrsrs, o quanto isso é importante para o seu lado baixista?
Pra mim total Jota! Pois quando peguei o baixo a coisa era natural pra mim uma vez que eu já tocava violão então tinha a noção harmônica e melódica e por já ter um bom tempo como batera estava por dentro da parte rítmica do baixo mas mesmo assim me dediquei ao estudo do baixo

Falando do seu método Brazilian Beats, tenho escutado muita gente falando sobre ele.Como surgiu a idéia de produzi-lo
Eu tinha vontade de passar minha vivencia na Música, mas não queria fazer somente mais um método. Pensei então em passar este meu conhecimento nos dois instrumentos de forma que desse ao leitor idéias para a música brasileira. Quis inspira-los para que eles produzam em seus sons coisas daqui, nossos ritmos. A partir de uma longa pesquisa montei este livro e fiz questão de citar, homenageando os grandes baixistas e bateristas que criaram inesquecíveis grooves brasileiros

Em um mercado como o que temos aqui no Brasil ter o aval de Fernando Savaglia e Claúdio Machado deve ser muito gratificante, vc pensa em dar seqüencia a este trabalho.?
Nem tenho palavras pra descrever. Fiquei muito feliz com o apoio destes super baixistas que leram e ouviram o Brazilian Beats.
Um dia o Claudio me ligou dizendo: - cara ta vindo uns alunos aqui pedindo pra eu ensinar seu método!!
O Claudio é o meu “Guru” rsss, ele sabe muito e é uma pessoa incrível.
O Fernando pra mim é o padrinho deste projeto pois fez de tudo pra me ajudar,me incentivar.
E eu digo que me inspirei um pouco no método dele que mostrava grooves da disco music (onde ele é mestre).
E pensei vou fazer isso só que no que eu conheço mais; Musica Brasileira pra batera e baixo.
Sobre a sequencia:sim com certeza já estou preparando um novo livro com CD mas agora será eu no baixo e o grande baterista Alex Reis (Hoje no Cirque de Souleir) Faremos um “dicionário de grooves “
capa_maciel
Na sua opinião a tecnologia de hoje em dia - se não bem usada - ajuda ou atrapalha os estudantes de música?
Ela poderia ajudar e muito, na minha época eu tinha que “acelerar “a vitrola pra poder ouvir as linhas de baixo e as gravações eram em fita. Metodo? só xerocado dos amigos .Hoje ta tudo ai, programas de música, downloads, youtube ,loopins enfim, só poderia ajudar mas como você disse, mal usado, pode “enganar “ o estudante dando a ele uma falsa idéia da música real. No fim o que vale é você com seu baixo em cima de um palco ou em um estúdio.

Fora a parte didática quais seus outros projetos?
Como baterista eu toco já há 20 anos na banda CARA DE PAU de Soul e r&b onde fazemos covers e releituras dos blues brothers,Ray Charles,James Brown e a old school em geral.
Como baixista toco na banda Evolution que faz shows por todo o país. A banda toca de tudo, de tudo mesmo de standar (jazz) passando pela disco , o samba,forró,rock ,quer coisa mais divertida?e ainda me pagam !!!
Também sou freelancer em shows e gravações

Acaba aparecendo mais trabalho para o Leandro Baixista ou Baterista?
Bem eu tenho me dedicado mais ao baixo porém continuo com trabalhos e estudos nas baquetas. Alem disso, dou aulas dos dois instrumentos na ARTLIVRE(escola que é do Derico)na zona sul de são Paulo e faço workshops do Brazilian beats.

Pra finalizar. Qual o segredo para um bom groove?
Creio que a primeira coisa é saber que gênero irá tocar e respeitar suas características.
Eu aplico a idéia de bumbo caixa e chimbal com ghost notes ou mutted notes mas sem perder o foco e a idéia principal que é a de caminhar junto com a bateria,ouvir e tocar junto com o bumbo. Outra dica é saber se o ritmo está em um groove reto conduzido por colcheias ou semicolcheias ou se está em swing feel, tercinado mas o fundamental é não exagerar é saber a medida. Nós baixistas estamos bem no meio entre o ritmo e a harmonia muitas vezes o menos vale mais.

Para finalizar gostaria muito de te agradecer não só por me convidar pra esta matéria mas pelo trabalho que você vem fazendo, ajudando a mostrar pra galera rumos para o nosso instrumento.
Estou à disposição para perguntas e contem comigo, abraço

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista Dé Palmeira

Entrevista Paulo Soveral

Manual do Groove