Manual do Groove


Manual do Groove “ O contrabaixo completo”
Manual do Groove " O Contrabaixo completo "
por Jorge Pescara.


Pescara é um dos nomes mais conhecidos na cena editorial “ baixistica “ do Brasil. Autor de livros, colunista de revista e sites especializadas,  conhece  e entende  de tudo quando o assunto é Contrabaixo.
Nesta matéria falaremos de uma de suas obras mais conhecidas, o  ( Manual  de Groove)  da editora Vitale, o livro é resultado de profunda e extensa pesquisa e propõe ao baixista o estudo de  vários estilos  dentro da música brasileira,  americana, africana.

O Manual é separado em tópicos como música da África ( dando ênfase  aos países que os povos foram transportados para as Américas na época da escravidão), América do Norte ( ênfase aos EUA ) e América Latina ( ênfase  na Central e do Sul Caribe e Brasil).

Os capítulos e estilos se dividem da seguinte maneira:
África
América do Norte ( Blues, Jazz, Gospel, Country e Rock n Roll
América Latina
América Central ( Salsa, Reggae)
Música Popular Brasileira e suas influencias

Só nos tópicos acima já existe material pra anos e anos de estudo e pesquisa, contudo o autor não se prendeu somente ao aspecto didático. Outras surpresas estão reservadas ao leitor como por exemplo em  cada capítulo e descrito o tipo de equipamento utilizado dentro de determinado estilo musical, assim como uma discografia recomendada e ainda uma bela explanação sobre músicos que mais influenciaram dentro de cada estilo.

Só para citar alguns temos dentro do Continente Africano nomes como Bakithi Kumalo, Armand Sabal Leco e Richard Bona.

Na América do Norte  quando o autor fala de Soul Music cita o nome do grande Rocco Prestia e por ai vai...

Técnicas são descritas nas suas minucias e o leitor vai entender (se estudar) coisas do country americano, do reggae da Jamaica do Rock americano. Recomendo aos amantes do Rock um estudo aprofundado neste tópico, pois o autor o separou de uma forma bem bacana de entender, então você estuda do Rock dos anos 50 até o grunge dos anos  90 e passa por tudo que foi produzido nas outras décadas.

No final de tudo Pescara coloca a cereja em cima do bolo nos brindando com uma pequena aula sobre o estilo de tocar de Luizão Maia, Sizão Machado, Jamil Joanes e Arthur Maia. Caso você não conheça alguns desses nomes aconselho a procurar o trabalho dessas lendas na internet.!!!!!

Para completar o pacote o livro vem acompanhado por um CD com 33 exemplos, onde Pescara assina os baixos, arranjos e Loops e a mixagem fica por conta de Claudio Kote.

Na minha humilde opinião o  Manual de Groove de Jorge Pescara  deve ter lugar cativo na estante de todo estudante, músico e pesquisador que presa pelo conhecimento sobre o instrumento.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista Paulo Soveral

Entrevista Dé Palmeira