Entrevista Paulo Soveral


Para começar 2012 com o pé direito conversei com Paulo Soveral, um dos nomes mais ativos no mundo do grave. Soveral tem um dos currículos mais extensos do mercado brasileiro, tendo trabalhado ao lado de grandes nomes da MPB!
Músico, compositor e produtor me concedeu uma das entrevistas mais bacanas que fiz nos últimos tempos.
Conheça e aprenda  com este mestre das cordas graves.


Depois de mais de 20 anos na estrada ainda falta fazer alguma coisa?

Sempre falta e sempre faltará.  Achar que já se fez tudo tira a motivação para novos horizontes. Procuro estar sempre atualizado e principalmente antenado com o que está acontecendo no mercado.  Costumo parar para escutar o que as pessoas -  mais novas  e mais velhas - estão dizendo. Essa  é uma forma de usufruir da minha experiência sem  parar no tempo.

Durante os anos que trabalhei em estúdio aqui em São Paulo sempre escutei muito falar de você.
Grande músico, produtor, compositor ...  Chegar a este status dá muito trabalho?
      
Eu acho que é um pouco de tudo, muito trabalho, muita porrada na cara, (rsrs) um pouco de                 sorte, ouvir coisas novas e ter instrumentos de qualidade, mesmo que você tenha que vender seu carro  para comprar um (rsrs). Mas, principalmente estudar, sempre!

Voltando um pouco no tempo como foi trabalhar ao lado de nomes como Guilherme Arantes, Fábio Júnior e artistas deste quilate?

Foi a melhor faculdade e pós-graduação que eu tive; aprendi  muito todos esses anos trabalhando com tantos artistas.  Isso me proporcionou posicionamento e exposição muito grande. Tive sorte e acho que o meu talento também contou para eu permanecer tantos anos nesse mercado tão difícil. Trabalhar com grandes nomes , me conferiu credibilidade e convites de outros artistas, não só para fazer shows, como também para gravar. Conheci e fiz muitas amizades com pessoas importantes do mercado. Trabalhei também com Nico Resende, Léo Gandelman, Eliane Elias, Carlos Bala, Grupo 1, Michel Freidenson, Teco Cardoso, Nico Assumpção, Rosa Maria, Mauricio Manieri, Double You e etc., etc.

Ao contrário de muitos artistas internacionais como Elton John e Rod Stewart, por exemplo, figuras como estas citadas acima acabam sempre trocando seus músicos ao longo de suas carreiras. Isso tem algum motivo especial - coisa de brasileiro – ou são obras do acaso?

Sim, podemos até dizer que é coisa de brasileiro, embora o mesmo ocorra em algumas bandas internacionais, a exemplo da saída de Ozzy Osbourne da Banda Black Sabbath,  do baixista do Jamiroquai... No meu caso, especificamente, apesar de o Guilherme Arantes ter trocado a banda várias vezes, trabalhei com ele durante 14 anos.  No caso do Fábio Júnior,  Nico Rezende, Maurício Manieri trabalhei menos tempo,  enquanto que com o Double You estou perto de completar a maioridade.  É óbvio que artistas, assim como músicos, têm inseguranças. Às vezes o artista acredita que o fato de trocar a banda poderá resgatar um grande momento de sucesso já vivido.  Mas como tudo na vida tem altos e baixos (e baixistas...rsrs)  muitas vezes artista e músico não entendem essas fases de bons e maus momentos. Alguns se atrapalham tanto, que nem conseguem voltar mais para o mercado.
           
Soveral, porque todo baixista acaba enveredando pra produção ou direção musical?

Ainda outro dia discuti sobre isso. Eu acho que o baixo é o coração e a pulsação de uma banda. Isso não quer dizer que o baixista é mais do que os outros instrumentistas, mas a visão dele é diferente sobre tudo que está acontecendo, tanto no palco como no estúdio. É uma coisa natural do baixista que, inclusive, pensa diferente: para o baixista musicalmente menos às vezes é mais, mesmo quando dirige um vocal ou faz uma auto critica sobre o que está acontecendo em um arranjo. Acho que é essa intimidade com a objetividade que faz o baixista enveredar para a produção e a direção musical.
Soveral e Verdine White na NAMM Show 2012

Como você foi virar compositor de trilhas de novela, peças teatrais etc. e tal?

Sempre fui compositor, mas, por atuar como músico, nunca tive tempo de batalhar a divulgação de minhas músicas. Isso requer muita dedicação, paciência e sorte. Fazendo shows e gravando muito, o tempo foi passando e eu fui deixando as composições na gaveta... Até que um diretor musical da Rede Record, Cláudio Erlam, me pediu algumas composições para apresentar ao novo núcleo de novelas.  Acertei de cara com “Se Ainda Sou Como Sou” e a partir dai não parei mais. Já foram quatro novelas para a Record, além de produção e trilhas instrumentais. Agora estou para emplacar uma novela da Globo também.
Com relação a teatro, já fiz vários musicais para peças do grupo teatral Parlapatões; acho que umas cinco ou seis, onde a repercussão foi muito boa. Musicalmente falando, acho que o teatro precisa se atualizar e se modernizar mais.  Apresentei novas propostas e as coisas estão acontecendo. Já tenho outros convites para musicar peças de outros grupos de teatro.
O último espetáculo que musiquei para os Parlapatões, “DNA-Somos Todos Muito Iguais” está concorrendo entre os finalistas ao prêmio Governador do Estado.

E seu trabalho ao lado do William Naraine no Double You?

William é um artista fantástico, um grande cantor, um grande compositor e um grande amigo também.  Trabalhamos juntos desde 1994. Hoje estamos compondo juntos e fazendo produções de outros artistas. É muito gratificante trabalhar com o Double You.  Além de tocarmos muitos hits, estamos sempre nos atualizando e compondo coisas novas. Double You é a banda mais antiga e mais moderna do seu segmento musical. Trabalhamos muito, mas também nos divertirmos bastante no palco e fora dele.
Com William Naraide do Double You

Com tantos compromissos na agenda, você ainda consegue ter uma rotina no instrumento?

Sempre que eu posso, eu estudo um pouco.  Nem que sejam quinze minutos por dia, acho importante manter a mão sempre no eixo. Como eu gravo bastante, também é uma forma de manter uma rotina com instrumento. Atualmente, estou estudando um pouco a técnica do Vitor Wooten, que achei fantástica. O cara é um cavalo tocando...rsrs . Mas vou revelar uma coisa aqui na entrevista, meu instrumento principal é o violão de Nylon, acredita??? Rsrs.

Brinquedo novo
9)Como compositor, músico e produtor você deve se preocupar ‘’ um pouco ‘’ com o mercado musical. Estamos vivendo um período de vacas magras na música pop. Você destaca algum nome em algum segmento musical?

Infelizmente está muito difícil de enxergar uma luz no fim do túnel. Eu venho de uma época em que surgiram várias bandas e artistas como Lulu Santos, o próprio Guliherme Arantes, Paralamas etc., etc. O problema no Brasil, são os intermediários que enxergam a música apenas com fins lucrativos e aplicam investimentos monstruosos em um só tipo de seguimento musical. Acho que as novas bandas como O Rappa, Jota Quest , Skank e outras não fortaleceram o seu próprio segmento e isso causou um dano muito grande para a música Pop. Pensar no sucesso sozinho é uma burrice. Quando eu viajo para o exterior, fico impressionado com a quantidade de novas bandas que surgem apadrinhada por grandes nomes. Isso significa que eles não deixam um só tipo de segmento tomar conta do mercado, como é no Brasil,onde o sertanejo tomou conta geral, porque foram mais inteligentes e menos egoístas. A maioria vai dando força um para outro, e o mercado deles se fortifica cada vez mais, coisa que não aconteceu no mercado Pop Rock, Pagode e instrumental.

Que conselho você daria para um aspirante a baixista que deseja ter uma carreira como a sua?

Largue o  bass e corra para bem longe, vá estudar direito, arquitetura, medicina...rsrs, Brincadeira, eu acho que para se destacar hoje no mercado é mais difícil, porque a concorrência aumentou muito. Há muitos bons músicos tocando por ai, que nunca se ouviu falar. Mas acho que todos têm o direito (e a obrigação) de perseguir seus sonhos. Portanto, o esforço e o estudo diário são imprescindíveis para quem quer seguir essa carreira e se manter nela. Tem que ter muita disciplina, humildade, meta e foco naquilo que pretende alcançar como músico e principalmente muita sorte. Então, fé, força e boa sorte!

Bjs
Paulo Soveral
   

Comentários

soveralsoul disse…
Show de entrevista!!!!
Grande Paulo Soveral... ai sou fã de carteirinha!
jaahrios disse…
Parabéns! Soveral ! Muito boa Entrevista muito Show ! meu grande amigo e Produtor , desejo á você muito sucesso sempre !

Grande abraço !

JäähRios
Lago disse…
Fala Paulinho! Parabénssss! Um grande abraço!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Manual do Groove

Entrevista Dé Palmeira