Me and my bass guitar


Reformar um instrumento às vezes é algo complicado para algumas pessoas (músicos), ainda mais se esse músico tem uma relação de afeto com seus “brinquedos”. Complicado no sentido de ficar realmente bom e não alterar em demasia a alma do instrumento.
O instrumento em questão é um Pbass (apelidado por mim de Zeca) da Squier comprado em 2005 por motivos de viagens e para ter um back-up para meu Jbass 90 que já tinha passado por muitas roubadas ao longo dos anos.
Escolhi um Squier por que queria ter um instrumento com o DNA da Fender, sem ter que desembolsar algumas centenas  de reais em um instrumento que teria que se pagar com aulas e gigs.
Como todos sabemos esse instrumento é uma segunda linha da empresa americana, que ao longo dos últimos anos vem se preocupando em melhorar seus produtos devido a enorme concorrência. Portanto a construção e o acabamento são muito bem feitos e me agradaram em cheio deixando um ponto negativo para a captação – que sendo um pouco fraca para meu gosto - já foi trocada antes mesmo do baixo sair da loja por um jogo de caps. American vintage originais.
Usei esse instrumento durante muito tempo tanto para trabalhos como para aulas e nunca fiquei na mão, mesmo assim senti falta de um “J na ponte”, lembrei que tinha um jogo novinho da Yamaha e levei para um grande amigo Luthier aqui de São Paulo fazer a instalação.
Entretanto a instalação não ficou como eu queria, uma simples ligação de captadores não tão bem feita não permitia usar o jogo completo, ou seja, um P no braço e um Humbucker na ponte não rolaram juntos.
Isso deixou o baixo parado por um tempo e depois me levou a tirar o jogo de captadores da ponte e voltar a usar somente o “P” do braço.
Mais tarde esse baixo, por influencia de escutar muito Jaco, Tony Franklin e Steve Bailey, virou fretless e comecei minha BATALHA pela entonação perfeita, oque me fez mais uma vez colocar um cap “J” na ponte e mais uma vez não gostar do resultado. A chave de três posições que desta vez foi colocada pouco abaixo dos caps não funcionava muito bem e mais uma vez o baixo ficou parado por um bom tempo devido ao ruído ensurdecedor que proporcionava a ligação feita no meu querido Pbass.
No final do ano passado conheci por intermédio do amigo Jorge Pescara o Luthier de  Itanhaém Alexandre Paschalis, um cara meio louco que constrói TOUCHGUITARS com uma perfeição e dedicação de um grande mestre, mesmo tendo só trinta e poucos anos. Levei meu Pbass para sua Luthieria e lá contei a saga do meu querido amigo de quatro cordas...
Passei para Alexandre oque sempre quis desse instrumento e Paschalis muito atencioso anotou tudo o que era dito por mim. Depois de um mês de espera o baixo foi entregue e para minha surpresa estava tudo conforme pedi.
Para o Captador da frente o Luthier confeccionou um duplo (J) – segredo do luthier -- que pode ser usado como um single onde consigo os sons à la Jaco, e na forma de Humbuck dando uma “engravidada” nos sons médios graves e preservou intacto o som do (P) do braço – o som que tanto amo nesse instrumento. Para controlar tudo isso uma chave de três posições mais os controles de volume e tonalidade que todos conhecemos no velho Pbass.
De quebra refez toda a parte elétrica, trocando todos os componentes que já estavam desgastados e fazendo uma blindagem primorosa que deixou o baixo, que é totalmente passivo, sem chiado algum. Aqui foi um ponto muito positivo para o trabalho dele, pois não existe nada que me irrite mais do que aquele barulhinho de captador single. Para finalizar o acabamento que era de – segundo Paschalis – cor de vassoura, deu espaço para um acabamento em Tom de Mogno dando uma cara de instrumento Vintage.
Resumindo a historia toda:
Algo que parecia condenado a ficar parado em um canto da minha casa está habilitado a estar comigo em todo e qualquer trabalho que esteja envolvido.
Isso graças ao trabalho e dedicação de um profissional que aos poucos já começa a ter seu nome reconhecido pelos grandes profissionais da área.
Parabéns Alexandre Paschalis!!!!

Para saber mais:
https://www.facebook.com/alexandre.paschalis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Manual do Groove

Entrevista Dé Palmeira

Entrevista Paulo Soveral